sexta-feira, 25 de junho de 2010

Porque devemos confiar

"Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto". Jr 17:7,8

     Confiança.A partir do texto base dessa mensagem notamos que em tudo esta não se faz ansiosa, tampouco temerosa pelo que possa vir no futuro.Mas se queremos definí-la, isso ainda é muito pouco.Confiança é, em suma, a ponte que nos liga ao nosso porto seguro: o Senhor.Essa é a primeira resposta, que nos explica porque devemos confiar e fazer a confiança gerada em nós crescer.
     Num mundo de constante estresse em que vivemos tudo deve ser resolvido prontamente.E quando tudo não se resolve do jeito que queremos, a solução automática é desesperar-se.Pelo que não se consegue resolver, pelo que sempre foi solucionado facilmente, mas que de uma hora para outra, já não é mais.Tentamos a ajuda de alguém, e, quando isso não é possível apelamos para o nosso próprio entendimento, na tentativa de darmos o nosso “jeitinho”.E quando nenhuma dessas opções existe: Pânico!E a forma de colocar essa aflição pra fora passa a ser não somente estressar-se, mas também, estressar aqueles que estão a sua volta.E até que aquela situação não seja resolvida, o mundo pára pra você.
    Confiar em Deus significa despojar-se do medo, das incertezas quanto ao Seu poder, onde , em algumas situações, poderá existir o nosso “agir” juntamente com o de Deus, e em outras, simplesmente o nosso “não agir”, mas somente o Dele, pois, muitas vezes, o “agir” daquele que pode todas as coisas, torna desnecessário o de nós humanos, por nossas impotências e, sobretudo, limitações.
     A palavra confiar vem do latim “Fidare” ou “Fidere” que significa fiar-se, acreditar em algo ou em alguém.Confiar em alguém significa não temer sobre sua própria vida, crendo que a pessoa sob a qual é depositada confiança fará de tudo para impedir que nenhum mal sequer sobrevenha ao seu protegido.Quando confiamos em alguém, podemos enfrentar os perigos que forem, mas tudo estará tranqüilo.É como caminhar em águas tranqüilas, ainda que o mar esteja revolto.É portar-se como uma pessoa que mesmo que de olhos vendados acredita estar sendo guiada a um lugar seguro.É como pular de uma enorme altura, crendo que há uma proteção que te fará chegar seguramente ao solo.É prosseguir num projeto que o Senhor lhe orientou a começar,mesmo que tudo esteja dando errado.É se alegrar mesmo sem o alimento, porque você crê que o amanhã será resultado da providência divina.É descansar ainda que se tenha recebido um diagnóstico médico desfavorável.É começar uma obra, mesmo sem bases a serem lançadas, crendo Naquele que trabalha por aqueles que Nele esperam(Is 64:4). É não ter medo da realidade vista pelos olhos humanos.
     É não preocupar-se.Pelo alimento que vai comer, a roupa que vai vestir, pelo quadro que parece que nunca mudará, por uma causa na justiça.Se o Senhor é o nosso justo juiz, o que poderá nos fazer a (in)justiça dos homens?A palavra nos fala que as aves do céu não semeiam, nem colhem, mas são alimentadas pelo Pai (Mt 6:26).E o que falar dos lírios dos campos?Não trabalham, tampouco tecem, mas a Bíblia afirma que nem Salomão em todo o esplendor se vestiu como um deles (Mt 6:28-29).
     Como diria o slogan de uma grande empresa: “Ninguém é forte sozinho”. Hoje te dou o conselho da própria palavra de Deus: “Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.”(Pv 3:5).Entregue o seu caminho ao Senhor, una o seu coração ao Dele no propósito de trazer solução a uma causa.E se o medo bater a porta, simplesmente pare de olhar para o que você é e comece a olhar o que Aquele que faz por você é, em todo Seu poder e força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário