quinta-feira, 7 de junho de 2012

Emagrecer: uma experiência com Deus 
  Por Raphaella L. Plech*




 Emagrecer é um desafio, eu sei, mas possível vencê-lo! É preciso ter em mente um objetivo, uma meta a ser alcançada. No início, pode parecer o pior desafio que você já enfrentou, principalmente se comer é um das suas atividades favoritas; mas é preciso aprender mais sobre você e o seu corpo e, então, você verá que para emagrecer não é necessário cortar absolutamente tudo o que come, mas saber como comer! Então você percebe que não é uma tarefa tão árdua, apenas exige disciplina, determinação e compromisso consigo mesmo (a)! 

Primeiro passo: investir no seu bem estar! Faça um exercício: Vá no espelho mais próximo e pare em frente a ele por alguns minutos. Como você se vê? Você está satisfeito (a) com o seu corpo? A sua satisfação com o corpo nada tem a ver com o que as pessoas pensam sobre ele, mas tem a ver com o que VOCÊ enxerga nele! Você está feliz assim? Se está, tudo bem! Não há o que ser feito, a não ser curtir cada minuto de felicidade! Se não está, então me explica, por que os anos passam e você continua agindo da mesma forma? Comendo tudo o que vê pela frente, resultando em um total descuido com o seu corpo e a sua saúde? Se você se olhou no espelho e não está satisfeito (a), siga os próximos passos.

Segundo passo: descobrir dentro de você quais são as suas motivações. Além de não se sentir confortável, de não estar feliz quando se olha no espelho, o que mais o (a) leva a querer emagrecer? Este é o grande segredo! No meu caso, eu tenho uma Razão para estar viva e é esta Razão que me move aqui na Terra! O nome dela é Jesus Cristo! Então você diz: “Ah, o que isso tem a ver? Não é possível que ela esteja misturando dieta com religião!”. Isso tem tudo a ver! Jesus é a motivação da minha vida! Então, resolvi buscar na Bíblia as respostas das quais eu precisava sobre o assunto (A Bíblia tem resposta para todas as suas perguntas, acredite! Ela também o (a) ajuda a emagrecer). 

E o que diz a Palavra de Deus? A Bíblia nos ensina a cuidar do corpo quando diz: “O vosso corpo é templo do Espírito Santo” (I Coríntios 6:19). Hum, então quer dizer que o Espírito Santo habita em nós! Você não acha que devemos cuidar da casa do Espírito de Deus? Além disso, aprendi através da Palavra que comer exageradamente também é pecado! Ou você nunca ouviu falar sobre o pecado da glutonaria? Talvez esse seja o pecado mais ignorado entre os cristãos! Há aqueles que dizem: “crente não bebe, mas come muito!” Todos sabem que beber excessivamente é pecado, mas esquecemos que o “comer muito” também é! 

No livro de Gálatas, capítulo 5, o apóstolo Paulo afirma: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”. Paulo pegou pesado, não acha? Então, comecei a me sentir culpada e triste... Não é possível que até quando estou comendo, estou pecando contra o meu Deus! Que Ele me perdoe e me ajude a mudar... 

Prosseguindo com minha leitura bíblica, o apóstolo Paulo continua: “O fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio” (Gálatas 5:19-22). Ah, então não há motivos para tristeza! Papai do Céu nos ensina que estamos errando nos nossos hábitos alimentares, mas ao mesmo tempo, como Pai bondoso que Ele é, nos promete o domínio próprio como fruto do Seu Espírito Santo! E é aí que entra o terceiro passo...

Terceiro passo: buscar esse domínio próprio em Deus! Mas como? Através da oração! Isso mesmo! Foi isso o que eu fiz! Comecei a apresentar a Deus esse pecado na minha vida e pedi ajuda para mudar! Pedi de todo o coração que Ele me desse um pouco desse domínio próprio e Ele deu! J A partir daí, comecei a finalmente ter forças para enfrentar uma mudança de hábitos!

Então, surge o quarto passo, que é exatamente esse: mudar os seus hábitos! Reeducar a alimentação e começar a ter hábitos saudáveis de vida! A reeducação alimentar não é excluir tudo o que “engorda” do seu cardápio! Até porque o nosso corpo tem necessidades básicas de calorias, as quais ingerimos através dos alimentos ricos em energia: os carboidratos e gorduras. Há quem duvide que eu emagreci comendo bolo de chocolate, pizza e batatas fritas, por exemplo. É como eu havia dito: é preciso saber comer! 

Além disso, a atividade física deve fazer parte da sua vida! Nós temos uma rotina estressante e cansativa. A busca incansável pelo sucesso profissional rouba o nosso tempo livre e com ele, o cuidado com a nossa saúde. Todos os dias, estamos diante de inúmeros fatores de risco para doenças cardiovasculares, como o sobrepeso, o alto índice de gordura abdominal, o estresse, o sedentarismo, entre outros. Então se exercitar é mais do que um modo de emagrecer, é cuidar da própria saúde! Fazer exercícios por pelo menos três vezes na semana vai lhe garantir a perda das gordurinhas em excesso, um estilo de vida saudável e ainda mais disposição para as suas atividades diárias!
Esses são os quatro passos que aprendi e segui para conseguir perder peso e me sentir mais feliz! J Seguem algumas dicas a mais que parecem clichê, mas que realmente funcionam, por experiência própria:

- Calcular o seu gasto energético diário. Através do seu peso, altura, idade e se pratica ou não atividades físicas, você pode calcular quanto o seu corpo gasta diariamente para fazer as atividades normais. No meu caso, o gasto era de 1800 calorias (cal). Ou seja, para manter o peso que eu estava, eu precisava ingerir 1800 cal diariamente; se ingerisse mais do que isso, engordaria; e uma dieta com menos de 1800 cal por dia me faria emagrecer. Parti desse princípio e comecei uma dieta de 1000 a 1200 cal. Alguns sites da internet fazem esse cálculo para você. Acesse: http://www.aprendaemagrecer.com/necessidade-calorica-diaria.html
 
- Faça uma feira totalmente diferente da que você estava habituado (a) a fazer! Substitua os alimentos por opções light! Pode parecer besteira, mas a diferença na quantidade de calorias é absurda! Comece a comprar leite desnatado, iogurtes light, achocolatados light, cookies light, barrinhas de cereal light, queijos brancos, torradas, club social e biscoitos integrais. Dê preferência aos alimentos integrais e às frutas e verduras! E faça o seu cardápio baseado na quantidade de calorias que você vai ingerir na sua dieta diariamente (como sugerido no tópico anterior). É por esse motivo que não é impossível comer UMA FATIA PEQUENA de bolo de chocolate, uma porção PEQUENA de batatas fritas, UMA fatia de pizza leve (existem pizzas light, recheadas com ricota, brócolis, tomates e outras verduras), porque se estiver dentro da quantidade de calorias diárias que você deve ingerir, tudo bem.

- Evite frituras, opte por alimentos cozidos! E quando quiser comer uma carne ou um ovo frito, por exemplo, use água ao invés de óleo! Sim, é possível fritar os alimentos com água. Mas não esqueça de que você deve ficar de olho na panela e acrescentar água conforme a necessidade! 

- Não se esqueça de comer a cada 3 horas. Fazer cinco a seis refeições por dia é uma das partes mais importantes da dieta! Você estará ajudando no funcionamento normal do seu metabolismo. Além disso, passar muito tempo em jejum faz com que o seu corpo armazene gordura como reserva de energia! E, quando você for comer, estará com tanta fome que, provavelmente, vai se alimentar de tudo o que aparecer pela frente! Você deve saber do que estou falando! Então não se deve parar de comer para emagrecer, você estará fazendo o processo inverso caso fique em jejum por muitas horas. Para quem tem uma rotina pesada, ande sempre com uma barra de cereal ou uma fruta na bolsa. Ou ainda, dê uma paradinha rápida no trabalho/aula e compre uma água de coco ou um suco natural.

- Fazer caminhadas três vezes por semana, no mínimo ou praticar algum esporte de sua preferência, como a natação, por exemplo, desde que seja com freqüência. Ou ainda entrar em uma academia próxima e dar preferência às aulas de aeróbica. A falta de tempo não é desculpa! Separar um momento do seu dia para uma atividade é se preocupar com você mesmo (a) e sua saúde! Do que adianta estudar e trabalhar tanto, se você não tem um momento para cuidar do corpo? Negligenciar a própria saúde pode reduzir seus anos de vida e, com eles, a oportunidade de usufruir do fruto do seu trabalho com a sua família!

- Beber bastante líquido diariamente! Cerca de 1500 a 2000ml é o necessário. Opte por água, sucos naturais, chás, água de coco. Evite ao máximo os refrigerantes! Como essa última parte foi a mais difícil para mim, passei a beber somente os refrigerantes zero e nos finais de semana, ainda assim em pouca quantidade. Evite ingerir bebidas durante as refeições. Procure tomar apenas um copo meia hora antes ou meia hora depois.

- Aprenda a cozinhar! Pesquise na internet receitas novas com ingredientes de baixa caloria! É possível fazer um almoço ou um jantar deliciosos! 

- Frequente blogs de pessoas que querem ou que já conseguiram perder peso! Elas tem muito o que ensinar! Sempre existirão novas dicas, informações, receitas.

- Não procure por dietas milagrosas! Elas não existem! Uma alimentação louca pode trazer sérios danos a sua saúde! Se você tem dúvidas quanto ao cardápio do dia, procure um nutricionista e passe as suas metas para ele! 

- Programe a sua alimentação do dia seguinte! Planeje o que você irá comer nas seis refeições! Isso ajuda muito!  

- Nas lanchonetes, opte por alimentos mais leves! Os momentos mais difíceis de seguir a dieta são nos finais de semana e feriados não é verdade? Você sai com seus amigos e sempre para comer! Mesmo nessas saídas, é possível persistir na sua meta! Você pode montar um sanduíche light delicioso na subway, por exemplo! Com pão integral, peito de frango, muita salada, um pouquinho de molho (Porque ninguém é de ferro! Mas lembre-se: um pouquinho!!!) e um refrigerante zero você faz um lanche maravilhoso! ;) Quando for a uma pizzaria, opte por uma pizza light, como sugeri acima! 

- Aguente firme as mudanças por pelo menos 21 dias e, depois desse período, tudo ficará mais fácil. Há pesquisas que dizem que o cérebro humano se habitua a atividades repetitivas depois de cerca de 21 dias. Por exemplo, seguir uma dieta vai se tornar mais natural depois desse período, pois o seu cérebro já estará acostumado com a rotina proposta e você não mais sentirá falta de comer exageradamente como fazia antes. Faça o teste! 

- Seja paciente! Essa é uma dica importantíssima! A maioria das pessoas que querem perder peso espera um resultado rápido e desiste exatamente por isso. Mais do que querer perder peso, concentre-se na sua saúde! Saiba que você estará fazendo isso para ter uma vida saudável de agora em diante! Todas as dicas anteriores estão baseadas nisso. Tenha paciência, os resultados virão com o tempo e este será bastante recompensador com você! Lembre-se: Tudo o que vem fácil, vai fácil! Emagrecer rápido por alguma dieta ou método “milagroso” poderá fazer com que você engorde rapidamente também! Aqueles que perdem peso mais lentamente conseguem manter mais facilmente!

Muitos me perguntaram como consegui emagrecer. Após conseguir um resultado muito positivo, pude me sentir mais motivada a ter uma vida saudável e, também a encorajar outras pessoas que estivessem buscando esse mesmo objetivo. E os resultados não param por aí. Na balança eles também tem se revelado: perdi 10 kg. Permaneça firme nos seus objetivos! Vai valer à pena! Busque força em Deus! Apegue-se a Ele! O maior segredo de todos está em colocar o Senhor em primeiro lugar na sua vida! Ore! Peça perdão pelo pecado da glutonaria e ajuda para mudar! Ele tem o melhor para você e, com certeza, não quer lhe ver triste e desmotivado por causa do seu corpo! Afinal, você é especial aos olhos Dele e foi criado (a) a Sua imagem e semelhança! Você é uma obra prima do Senhor! Ele o (a) ama, acredite, e quer lhe oferecer uma vida saudável e duradoura para que você possa desfrutar de todos os planos e sonhos que Ele tem para você aqui na Terra!


*Raphaella é interna do curso de Medicina pela Universidade Federal de Alagoas, Diretora da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia,onde realiza pesquisas na área de saúde da mulher. (Email: raphaplech@gmail.com)

5 comentários:

  1. Parabéns, Rapha! Adorei suas dicas e experiência. Beijos! Diana.

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  2. Parabéns dona Rapha! Agora é só aplicar as dicas que eu anotei!

    Beijos

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  3. Olá!!
    Estou junto com você no Desafio de Verão.
    Bora eliminar peso juntas!!
    Estou te seguindo.

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  4. Amei, obrigada pelas dicas!!! Poste mais!!!!!!! bjão

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