domingo, 8 de novembro de 2009

Impressionando a quem?

“E ele lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.” Lc 16:15

     A cada momento de nossas vidas estamos, de maneira despercebida ou não, tentando chamar a atenção de alguém. Crescemos com essa “mania”, sempre querendo agradar as pessoas, através do nosso comportamento, atitudes, e, até mesmo, com "marcas" com as quais nos vestimos e um vocabulário refinado, buscando mostrar que somos os bons em tudo. A verdade é que antes de sair de casa é mais fácil nos enchermos de “máscaras” e “enganos”, do que revelarmos a verdadeira identidade do nosso “eu”.
     Esse tipo de atitude me recorda os fariseus, citados por diversas vezes na Bíblia.Esses, estavam sempre buscando impressionar os outros e se exibir, amando os primeiros lugares nos banquetes e sinagogas, orando em pé nos cantos das praças, buscando serem chamados de mestres pelos homens(Mt. 23:5-8).Em contrapartida, ignoravam os princípios elementares da vida espiritual.Tudo isso com a única finalidade de serem observados pelos homens.A ausência de personalidade, acredito eu, fazia com que esses mudassem o tempo inteiro, buscando se adequar a situações e pessoas.Infelizmente, os fariseus daquela época continuam hoje, com as mesmas minúcias.Muitas vezes nos cercam e só o Senhor sabe quem, verdadeiramente, são.Para estes, é mais importante estar no agrado dos homens, do que no querer do Senhor.Riqueza, fama e “holofotes” representam seu  principal foco, quando, na verdade, lhes falta o principal.
     Todavia, parece que se esquecem que Deus sonda as áreas mais profundas de nós. Não adianta se justificar ou negar o que fazemos de errado, pois Ele sempre conhecerá cada intenção do nosso coração. Ele vê quando somos hipócritas com nós mesmos e com os outros.Não adianta, podemos até ter uma aparência maravilhosa, mas, por dentro, estamos sujos, imundos,  o pecado nos consome.Não sabendo,  nós, que isso fere o coração de Deus profundamente, até mesmo porque se fomos feitos para a glória Dele, tudo que fizermos deve ser feito pensando em agradá-lo, impressioná-lo.
     É preciso, mais do que nunca, rever conceitos. Deus se opunha aos fariseus antigos e,  continua a se opôr aos dos dias de hoje.Entretanto, não adianta nem tentar adotar uma vida de santidade, se você não liga pro que Deus pensa, pois, sendo dessa forma, sua oração não terá efeito, não passará do teto.Jesus quer mudar essa sua maneira “farisaica” de viver.Hipocrisia não leva a nada. Agradar os homens, pra quê? Eles mudam o tempo inteiro, Jesus não.Vire, hoje, essa página de hipocrisia e passe a lidar com a verdade, perante os homens e a Deus.Obedeça a Palavra de Deus, quando diz: “Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste.” (Mt 6:1). Deixe de tentar ser aquilo que você não é, e pretenda ser o que Jesus quer que você seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário