sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O valor da oração

"Orai sem cessar." II Ts 5:17
     Presos a uma rotina corrida, de maneira despercebida, estamos sempre adiando os momentos mais importantes de nossas vidas. Adiamos um abraço, um gesto de amor àqueles que mais amamos, deixamos de dar a atenção merecida aos que tanto nos admiram. Somos prontos em murmurar, proferir palavras torpes, e, ao mesmo tempo, tardios em amar, admirar e agradecer. Esquecemos até mesmo de agradecer Àquele que deu a vida do seu próprio filho na cruz por nós e que, ainda hoje, continua a nos cercar com o seu amor, perdão e graça inigualável. Mas, hoje,  é sobre isso que quero falar.Quero lhe levar a refletir sobre qual o lugar que a oração e a expressão de amor pelo Pai têm ocupado em sua vida.
     A oração está sempre em nós como uma “rotina”. Oramos ao fazer refeições e dormir, e pronto, fizemos "nossa parte", agora, Deus faça a Dele. Nada disso!Da mesma forma que temos cuidado na maneira que falamos com as pessoas, nos preocupando se elas irão se agradar ou não das nossas palavras, devemos atentar para aquilo que dizemos a Deus todos os dias, isto é, se dizemos algo. Jesus nos ensinou a orar (Mt 6:9-13) e, hoje, o Pai Nosso,  deve ser utilizado como um modelo de oração, sem se tornar algo repetitivo e insincero.Vale lembrar, que a própria bíblia nos ensina a não fazer uso de vãs repetições(Mt 6:7).
     A oração também não deve ser tomada como uma obrigação, nem feita de maneira pretensiosa, visando os próprios interesses. Ao contrário disso, devemos estar com um coração atento, sendo sinceros em cada palavra dita na oração, não nos acostumando a tão somente pedir, mas , sobretudo, agradecendo.Não orando apenas nos momentos de tribulação(Tg 5:13), mas em todo o tempo.Na saúde ou na doença, na vitória ou na tribulação, sempre!A cada momento do nosso dia, seja onde estivermos, em casa, na rua, no ônibus, no trabalho.Não precisa ser uma grande oração dotada de palavras bonitas, mas, ainda que pequena, em pensamento, ela demonstre algo sincero do nosso coração pro coração de Deus.Nós não nos damos conta disso, mas a oração é algo primordial que deve estar presente em todos os momentos de nossas vidas.Quem adota uma vida de oração, já não passa a ser mais o mesmo.Com ela, vidas são mudadas, quadros se revertem, desenganados "nascem"de novo.
     A oração, além de valorosa, tem um potencial incrível. Vejamos exemplos bíblicos. Quem não conhece a famosa “paciência de Jó”?  Jó era um homem reto e temente a Deus, mas que, passou por grandes provações. Teve seus servos mortos, animais roubados e mortos, e perdeu os filhos que tanto amava. Contudo, em meio a tantas tribulações, ele passou a não conhecer a Deus apenas de ouvir falar, mas de vê-lo com seus próprios olhos, através da sua vida de oração. A bíblia fala que Deus mudou sua sorte, enquanto Jó orava pelos seus amigos(Jó 42:10), e assim Deus abençoou o seu último estado mais do que o primeiro(Jó 42:12), onde tudo o que havia perdido foi, prontamente, restituído.Além desse, somos tomados por outros grandes exemplos presentes nas escrituras.A oração de Paulo e Silas, por exemplo, fez que lhes sobreviesse um tão grande terremoto na prisão em que estavam, a ponto de que os alicerces dos cárceres se moveram e foram  abertas todas as portas daquele lugar.Esses são fatos que nos mostram o quanto a oração é poderosa e eficaz, ao trazer a existência àquilo que não existe e que aos olhos do homem parece impossível.
      Que façamos uso da oração para conhecer mais a Deus e construir uma maior intimidade com Ele.A oração em si é um exercício de fé e, essa, não deve cessar ao sairmos da igreja todos os domingos, mas, deve ser resultado de um desejo crescente de buscar mais a Deus.Hoje, eu vejo resultados em uma oração.Eu sou o resultado de uma oração.Da oração de um pai, de um irmão ou amigo.Junte-se você também a essa corrente e construa uma vida melhor.Lembrando que, Deus continua sendo Ele mesmo sem a sua oração, mas quando você fala com ele, Ele fica ainda mais alegre.
      Vá agora ao seu lugar secreto de oração e exercite sua fé.Agradeça por algo.Mas você pode me perguntar: "Agradecer por quê?".Pelo ar que você respira, pela saúde, pela paz que te envolve nesse momento.Ah, e não se esqueça!Agradeça por, agora, saber o tão grande valor da oração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário