terça-feira, 20 de outubro de 2009

Um potencial escondido

“Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?” Ex.3:11
     Ao nascer no Egito, tal como todos os filhos nascidos de hebréias, na época, Moisés deveria ter sido lançado no Nilo. Entretanto, fora preservado da morte e escondido durante três meses. E qual o porquê disso?Moisés era diferente dos demais, era especial aos olhos de Deus. O Senhor tinha propósitos específicos em sua vida e a partir daí começava o plano de Deus nele. 
     Após algum tempo, já crescido, juntamente com a família do Faraó, Moisés poderia ter optado por continuar a viver a vida que estava acostumado a viver, onde esbanjava do "melhor".Contudo, ao decidir fugir da presença do faraó, sua vida começa a mudar.Deus começava a falar com ele, em meio a sarça ardente, lhe designando uma tarefa bastante difícil.Porém, como um simples hebreu, Moisés não acreditava em si mesmo, achava que não podia sozinho, se sentia impotente(Ex 3:11), sem saber o que dizer(vs. 13), não se achava eloqüente(Ex 4:10).Esses já eram motivos suficientes pra que ele desistisse.Contudo, o “Eu Sou” estava no comando de tudo, e Ele que havia chamado seria o mesmo que o capacitaria.Desse modo, Deus lhe deu poderes através de um mero bordão e enviou Arão para que o ajudasse.Assim, Moisés pôde ver a mão de Deus fazendo tudo concorrer para o bem da libertação daquele povo, e passou a enxergar aquilo que antes não via, mas que sempre existiu dentro dele: o seu grande potencial.
     Assim como Moisés, Davi também protagonizou uma história de um potencial escondido.O Senhor enviou Samuel a casa de Jessé para ungir um de seus filhos rei. Contudo, esse, atentou para a aparência, acreditando que Deus escolheria um dos mais maduros.Entretanto, Deus escolheu a Davi, o mais jovem de todos, que talvez não tivesse tanto valor diante dos outros.E assim, o Senhor o tomou em suas mãos, o capacitando para, logo depois, enfrentar e vencer um gigante filisteu, surpreendendo a todos.Mais tarde, Deus abençoou esse jovem, e o capacitou para que fosse instituído como rei sobre Israel.
     Contudo, não foi somente aos homens de Deus citados na bíblia que Deus deu essa capacidade. Hoje, Deus dá a mim e a você as condições para fazermos o melhor que podemos. Precisamos ter isso em mente. Somos fortes o bastante para fazermos obras ainda maiores do que as que Jesus fez nessa terra (Jo 14:12). Há um potencial dentro de nós esperando para ser aperfeiçoado. Nós podemos ser o melhor no que fazemos, até porque, dessa forma, nosso Pai,  que está nos céus, se orgulhará de nós.É tudo uma questão de decisão.Você é que decide ser o melhor da sua classe, o melhor profissional, o melhor pai(ou mãe), o melhor amigo. Deus nos dá as bases para isso. E ao sermos melhores, certamente, o impressionaremos.
     Lendo o livro “A arte da guerra”, consegui atentar para algo bastante interessante. Sun Tzu dizia que não existem mais do que cinco cores primárias, mas que quando combinadas produzem uma gama de matizes. Disse, também, que não existem mais do que cinco paladares fundamentais, mas suas combinações produzem mais sabores do que já foram experimentados. Incrível, não?!E é assim que acontece com cada um de nós a cada dia.O Senhor nos dá as condições, as bases pra que façamos o nosso melhor e  triunfemos na carreira que nos foi proposta .Às vezes, paramos e reclamamos daquilo que não temos, daquilo que nos impede de nos dar mais um passo, mas já parou pra pensar em tudo aquilo que Deus te deu?Ele nos dá o suficiente, todos os dias. Deus quer aperfeiçoar seu poder em nós e se é Ele quem está apostando em nós, seremos vencedores, sem dúvida alguma.
     Não sabe qual é o seu potencial?Peça a Deus para enxergar aquilo que está dentro de você, mas , que ainda está oculto, e Ele te revelará!Quer louvar ao Senhor com sua voz?Ore, aperfeiçoe-a, você tem esse potencial. Quer pregar a palavra?Ele põe as palavras na tua boca.Quer ganhar almas?Novamente, Ele te dirige as palavras e o Espírito Santo faz o resto da obra.Os homens podem até olhar pra você e dizer que você não vale nada, ou não vai a lugar algum.Todavia, eles vêem o seu exterior.Em contrapartida, Deus olha pra dentro de você e diz: “Você tem um valor!”, “Você pode!”, “Dê mais um passo, você vai conseguir!”.
     Que estejamos orando para despertar acerca do grande poder dado em nossas mãos, lembrando que este não vem de nós, para que nos gloriemos, mas sim, do nosso Pai que está nos céus. Que vivamos de forma diferente, façamos maiores obras, nos aperfeiçoemos mais, lembrando sempre que maior é Aquele que está em nós, do que o que está no mundo(I Jo 4:4).
      Se esforce.Não tema.Ultrapasse os limites da pequenez que você, até hoje, achava que existia dentro de você.Você não tem idéia do que o seu potencial, juntamente com o poder de Deus em sua vida,  é capaz de fazer.Por isso, não perca tempo!Use o "bordão" e a pequena "pedra" que o Senhor, hoje, entrega em suas mãos e surpreenda a si mesmo!


 "Você não foi criado pra desistir,
  Não foi criado pra perder,
  Não foi criado pra ser derrotado, não 


  Você não foi criado pra fracassar,
  Não foi criado pra não sonhar,
  Não foi criado pra ser um escravo 


  Você é o melhor de Deus,
  Herança do Senhor,
  A quem o Pai elegeu,
  Você..."



Nenhum comentário:

Postar um comentário