sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Vendo além das circunstâncias


"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." Hb 11.1

      O dia começa, as horas passam. Tudo parece calmo e tranqüilo,quando, repentinamente, surgem inesperados acontecimentos, problemas que parecem sem solução. Entregamo-nos a emoção. Somos levados ao desespero, à angústia e a uma vontade súbita de sumir do mapa. Queremos fugir do problema, da situação que tanto nos aflige. Muitas vezes, ir ao desespero, parece mais seguro do que ir de encontro à solução do problema.
     Contudo, precisamos passar a enxergar as situações de uma maneira mais abrangente.É você quem decide ver as coisas do seu jeito ou vê-las à luz da palavra de Deus. Se vemos um problema como o pior do mundo, esse será o pior do mundo. Esse ocupará as nossas mentes ao ponto de nos levar ao fracasso e, dessa maneira, culparemos a nós mesmos, as pessoas e até ao próprio Deus. Entretanto, devemos olhar além das circunstâncias e nos lembrar que Deus está no leme de todas as coisas e não há problema maior do que a ação do nosso Deus.
     Li, certa vez, uma história que contava acerca de um rei incrédulo, que tinha um servo temente a Deus que, em todo tempo, sempre lhe motivava a não desanimar, dizendo: “Meu rei, não desanime, porque tudo o que Deus faz é perfeito, Ele não erra!”.Certa vez, eles saíram para caçar e o rei foi atacado por uma fera.O seu servo conseguiu matar o animal, mas não conseguiu impedir que a sua majestade perdesse um dedo da mão.Furioso, o nobre dizia: “Deus é bom? Se Ele fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo”, e o seu servo apenas respondeu: “Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso dizer-lhe que Deus é bom; e Ele sabe o porquê de todas as coisas.O que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra!”. Indignado pela resposta que recebeu, o rei mandou prender seu servo. Tempos depois, o rei saiu a caçar e foi capturado por selvagens que faziam sacrifícios humanos. Contudo, não foi sacrificado, pois por não ter um dos dedos da mão, não era “perfeito” para ser oferecido aos deuses. 
     O rei não conseguia enxergar, mas Deus criou uma situação para que ele pudesse ser salvo de, lá na frente, ser sacrificado.Além disso, se seu servo estivesse com ele, seria prontamente sacrificado por ser “perfeito”. Incrível né?Mas é assim que Deus faz, não entendemos o “conteúdo programático” de Deus em nossa lida e mesmo que tentemos, continuaremos sem entender. O que devemos fazer é tão somente crer. Crer que por trás da provação, Deus está pronto a nos abençoar e fazer algo novo por nós.
     Precisamos ser visionários, crer em um amanhã melhor, criado por Deus e por nós mesmos. Seremos fortes se nos apoiarmos a promessa que Jesus nos fez: “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”(Mt.28:20).Assim, construiremos em nós uma estrutura emocional sadia e forte o bastante para superar os momentos mais difíceis, descansando na paz que só o Senhor pode nos dar.Enquanto isso,  o Deus que tudo pode estará fazendo aquilo que não está ao alcance humano e trabalhando em nosso favor.


"Confia, Espera, Estou contigo, Nunca te abandonarei."


3 comentários:

  1. Rô que lindo,nosso dia é cheio de situações,muitas delas nos deixam confusas,mas devemos ver tudo com os olhos espirituais,o Senhor sabe todas as respostas sua palavra é lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos!
    Deus te abençoe xatolitaaaa!
    Bjuuuu's

    ResponderExcluir
  2. Muito Bonito e sincero o Blog Rosane. também tenho um novo: http://ideiatecamarvin.blogspot.com/ Parabéns pelo blog e até mais.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Rô...
    Fico feliz em saber que Deus está te usando de uma maneira tão linda... =)
    Que Deus continue te usando e te abençoando... =D
    Bjs!!!

    ResponderExcluir